Quero montar um e-commerce de decoração, por onde começar?
Quero montar um e-commerce de decoração, por onde começar?
Para você que sempre quis começar seu próprio negócio, uma loja online de decoração, agora é a hora perfeita para dar início a este plano. Nos últimos meses, devido ao isolamento social, o mercado virtual cresceu até 81% em Abril de 2020, as pessoas estão cada vez mais comprando sem sair de casa, apenas usando o celular ou o computador, está virando um hábito cada vez mais comum. Os mercados físicos também tiveram que se adaptar a esse meio de venda inovador. Mas, vamos começar entendendo o que é o e-commerce!
O e-commerce nada mais é do que um comércio eletrônico, todo o processo de compra e venda através da internet com o uso dos equipamentos eletrônicos, permitindo assim, a compra sem sair de sua casa, compra totalmente on-line!
Para você que vai começar nesse mercado digital, no ramo da decoração, mas não sabe por onde começar, vamos dar 6 dicas básicas para que você comece a pensar nos planos.
1- Defina o meio de comunicação
O primeiro de tudo, é definir o meio de comunicação entre você e seus clientes, o canal de comunicação entre vocês, a ponte que vai realizar o atendimento, será e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem? Isso é muito importante, o cliente tem que saber que quando ele precisar, ele será auxiliado.
2- O que será vendido
Já sabemos a finalidade de sua loja, decoração. Mas o que ela irá vender? Móveis, objetos de decoração, como vasos, arranjos prontos, flores artificiais, jardinagem, enfim, seu site de decoração tem que ter um foco!
3- Escolha sua plataforma de e-commerce
Se você está pensando que a plataforma do seu e-commerce é o de menos, está enganado! A plataforma é muito importante, pois seu cliente tem que ter uma navegação confortável, ainda mais em uma loja de decoração online! É importante que a plataforma seja simples, pois nem todos os clientes estão familiarizados com a tecnologia de hoje; a rapidez da plataforma também é muito importante para uma navegação confortável, e para fechar, a plataforma tem que ser compatível com qualquer dispositivo móvel, pois a maioria das compras são feitas pelo celular, por ser um dispositivo fácil e prático.
4- Tenha políticas
É importante deixar claro para os clientes a política de sua empresa. Tenha política de cada termo. O cliente tem direito de arrependimento; Fique ligado em casos de trocas e devoluções, deixe claro nas fotos dos seus produtos cada característica, para que o cliente tenha uma visão ampla de seu produto, sabemos que comprar pela internet não é a mesma coisa de ir em uma loja física! E por último, sempre deixa acompanhado de cada produto, um manual de instruções, seja para montar, ou para certos cuidados com o produto.
5- Pagamentos e promoções
Para inauguração, sempre é muito atrativo para o público promoções no pagamento, mas primeiro, você tem que definir as formas de pagamentos da sua empresa, escolha sempre as mais simples e práticas, mais conhecidas pelo público. Promoções são uma boa tática para chamar atenção de novos clientes, e também para movimentar aquele estoque de produtos parados!
6- Conheça sua concorrência
Seu concorrente não é seu inimigo, então você pode sim conhecer melhor os produtos da sua concorrência, seja consumidor, experimente isso com algumas concorrências, verifique no que você pode melhorar, no que você está errando, o mercado da loja de decoração está cada vez mais competitivo, afinal, a concorrência está ali para nos tornarmos mais fortes e melhores.
Gostou? Compartilhe com seus amigos, ou com aquele familiar que está com os planos na manga! E lembre-se, para permanecer no mercado, temos que andar com ele, se atualize sempre, e fique ligado que teremos mais dicas por aqui! Não se esqueça de conferir nossas redes sociais! Até breve!