Decoração BOHO: Onde as Flores Secas entram dentro dessa tendência?
Onde as Flores Secas entram dentro dessa tendência?
Boho aqui, boho ali, seja na moda ou na decoração, nunca se ouviu tanto a menção desse estilo como nos últimos 3 anos. Mas afinal o que é e de onde surgiu essa tendência que ainda permanece presente no dia a dia do mundo dos decoradores e fashionistas, apesar de estar já dando sinais de enfraquecimento no exterior?
O termo Boho nada mais é que a abreviação para Bohemian Homeless (Andarilho boêmio) e se inspira nos povos refugiados, principalmente ciganos, e artistas nômades da Europa Central que passaram a se instalar nos grandes centros urbanos da França entre os anos 1500 e 1800.
Hoje em dia, o estilo Boho se traduz em ser eclético e étnico, com influências globais, tendo ares de um viajante ávido e aventureiro, mas com um certo toque de romantismo vintage, ao ambiente onde é aplicado. Se espelha também no desejo de um estilo de vida em ser um espírito livre, que adquire conhecimentos e vivencia a cultura dos lugares mais remotos do planeta.
As principais características desse estilo são:
- Cores que variam da cartela neutra-terrosa, combinadas ou não com tons de pedras preciosas (verde esmeralda, vermelho rubi, azul água marinha, roxo ametista, entre outras) e detalhes metálicos;
- Mistura e sobreposição de textura, têxteis/tapeçaria/carpetaria, materiais, estampas étnicas e formas orgânicas;
- Uso de materiais naturais como madeira e fibras (lã, vime, palha, algodão, rattan);
- Uso de tingimento artesanal das peças de estamparia;
- Destaque para artesanato étnico (crochê, macramê e similares), souvenires de viagens, itens de brechó e antiquário que remetam à viagens no exterior;
- Cerâmicas, porcelanatos e cestaria tanto locais como de outros países;
- Decoração e luminárias pendentes.
Alinhada com essa decoração bastante ligada à terra e materiais naturais, plantas com certeza completam o visual sejam tanto as frescas verdes como também as secas. Destaque para essa última opção que simplesmente virou padrão de recomendação de ideias de decoração Boho no Pinterest e Instagram!
Basta checar como apelidam de “planta boho” o queridinho do momento, Capim dos Pampas.
Justamente por um dos focos do estilo ser a exploração de materiais de diferentes texturas que o Pampas caiu nas graças dos decoradores (e não só alinhado ao estilo Boho!).
Não só essa planta desidratada harmoniza bem com esse tipo de décor: Todas as plantas secas para decoração e flores desidratadas casam bem com a palheta de cores proposta ao estilo, por irem dos tons terrosos neutros aos tons de verde, vermelho e azul quando tingidos.
Elas dão um toque rústico no ambiente e dependendo da escolha de cor, servem de destaque a objetos como cestos trançados.
Casam muito bem dentro de vasos de vidro, suspensos em macramês; ou displicentemente amarrados, formando uma espécie de cortina de flores secas para decoração.
Caso se adote uma linha mais minimalista e chic do Boho, vasos de cerâmica ou de metal mais longilíneos podem ficar extremamente elegantes com caules de Sorgo, Pampas, Algodão ou mesmo Trigo.
Enfim, a Decoração Boho não possui regras definidas, e é mais um estilo onde se cria uma atmosfera aconchegante com objetos que representem memórias afetivas. Objetos estes, selecionados não para impressionar os outros, mas sim para refletir a história de vida e valores de quem faz uso desse estilo.
Esperamos que possam aproveitar nossas ideias deste blog!
E caso precisem de mais dicas, nos sigam em nossas Redes Sociais!