Cálculo de Ticket Médio: qual a sua importância?
Saiba como calcular e utilizar esse dado para alavancar novas estratégias!
Dentro das Ferramentas de Gestão de Negócios, a análise do conjunto certo de Indicadores-Chave de Desempenho (KPI) é essencial para mensurar resultados de estratégias de marketing, vendas, engajamento de público, atendimento ao cliente, entre outras estratégias de uma empresa.
Um desses principais Indicadores é o Ticket Médio, que pode ser o norteador no planejamento das vendas e controle dos resultados de um negócio.
Utilizada pelos gestores com o propósito de medir o valor médio das suas vendas por cliente, fornece detalhes a respeito da quantidade média de vendas realizadas por cliente em um determinado período de tempo.
O índice consegue avaliar o consumo dos clientes e, quando comparado com o de outras épocas, consegue revelar os períodos de pico e queda de compras, ou seja, mostra o comportamento dos usuários com a marca, além de servir como um guia para entender a satisfação desses clientes com a empresa.
Ticket Médio: Como calcular?
Calcular Ticket Médio é simples: Basta somar o valor total de vendas, realizadas durante um determinado período de tempo, e dividi-lo pelo número de clientes que compraram neste mesmo período. O resultado será o valor médio que cada cliente compra da sua empresa, ou seja, o Ticket Médio.
Ticket médio = Valor total das vendas / Número de clientes que compraram
Também é possível calcular pelo faturamento bruto e volume de vendas:
Ticket Médio = Faturamento Bruto / Volume de vendas
Podem ser feitas desde comparações mais detalhadas, como o Ticket Médio Diário e Semanal, até em amostras maiores, semestrais ou anuais. Também é possível saber o fluxo de saída de determinados produtos ou categorias seguindo a mesma lógica, com o Ticket Médio de Vendas.
Como vimos então, esse Índice é de suma importância pois permite projetar as ações comerciais e de marketing para alavancar uma marca ou reduzir perdas: Os resultados obtidos por meio do cálculo do Ticket Médio geram dados que contribuem para que gestores tenham ciência de como está o desempenho e lucratividade de seu negócio.
O que diz se o Ticket Médio está satisfatório ou não, além do tipo de venda, são o histórico da própria empresa e os custos que cada venda gera. Se os gastos forem, em média, maiores do que a entrada de recursos, a relação está desbalanceada.
Um Ticket Médio que cubra os custos de aquisição de clientes e garanta uma margem de lucro é o ideal.
Assim, dentro do contexto coerente com o nicho de mercado e o porte que a empresa possui, o Ticket Médio ajuda a identificar problemas, avaliar o perfil dos clientes, estabelecer metas, criar estratégias de marketing e vendas, assim como outras ações fundamentais para o desenvolvimento de um negócio.
Esperamos que tenha entendido a relevância dessa ferramenta para sua empresa!
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