Jornada do cliente: porque é tão importante analisar e ter isso traçado em seu negócio?
O que é, qual a sua importância e o que é a jornada de compra?
A jornada do cliente é basicamente a orquestração da vida do cliente dentro do serviço ou produto de uma empresa. É o caminho que o cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até a possível compra.
Você tem alguma noção do que leva o seu cliente a ter o primeiro contato com seu negócio? Se não tem, deveria! Vou te explicar o porquê.
A jornada do consumidor ou cliente passa por fases bem definidas, podendo ser maior ou menor, dependendo da solução adquirida.
Analisar a jornada do consumidor é importante, pois possibilita que a empresa desenvolva ações específicas para cada uma delas.
Por que é tão necessário criar a jornada do cliente?
Listamos aqui alguns benefícios que criar essa jornada pode trazer para sua organização:
- Conhecer as necessidades, desejos e insatisfações de seus clientes;
- Diminuir falhas nos canais de interação com o consumidor;
- Tornar clientes mais engajados;
- Diminuir custos;
- Aumentar as vendas;
E onde a jornada de compra do cliente entra nisso?
A jornada de compra é uma de vários métodos para analisar o nível de interesse do consumidor por um serviço ou produto, a fim de promover ações personalizadas que o levem à conversão. E elas são divididas em 5 etapas:
- Aprendizagem e descoberta: Nesta etapa o consumidor ainda não sabe se tem algum problema ou oportunidade. Ele busca se informar sobre determinada necessidade que ele acredita ter.
- Reconhecimento do problema: Já nesta segunda etapa, ele acredita que adquirir um determinado produto ou serviço pode ser a solução para o problema que ele agora enfrenta.
- Consideração das opções disponíveis: Aqui ele vai procurar por recomendações, preços, características do produto ou serviço etc.
- Decisão de compra: Já há uma definição de como resolver. Seria essa empresa ou produto a melhor escolha?
- O pós-venda: A etapa do pós-venda é determinante para garantir a satisfação do seu cliente e conseguir fidelizá-lo .
Para sua empresa ser escolhida pelo consumidor, é preciso se fazer presente em cada uma dessas etapas.
Não tenha dúvidas de que criar o mapa da jornada do cliente é um processo complexo. E com esse conteúdo que preparamos, esperamos que te inspire a criar a melhor versão para o seu negócio.
Gostou de saber um pouquinho sobre a jornada do cliente?
Esperamos que sim! Contamos com você no próximo blog. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas novidades.