Flores e Plantas Desidratadas: Entenda como trabalhar a fragilidade natural destes itens à seu favor
Se atentar para cuidados no transporte garantem a durabilidade do produto!
Todos sabemos que as flores são em geral um produto muito delicado. Plantas Secas Para Decoração seriam ideais então para quem quer trazer um pouco de natureza para dentro de casa, sem precisar se preocupar com regas, podas e adubagem.
Mas apesar das Flores Desidratadas terem essa praticidade, a manutenção adequada também é fundamental para garantir uma maior durabilidade e longevidade das plantas secas, afinal, ainda se tratam de um item natural, orgânico e perecível. Não duram para sempre, e também têm a sua própria fragilidade:
Exposição à luz direta acelera o processo de oxidação dos pigmentos naturais, deixando o item desbotado ou com tons terrosos; locais úmidos podem propiciar o surgimento de mofos e bolores que degradam o produto; gramíneas cereais são propensas à pragas, mesmo depois de secas.
Tendo noção dessas questões, muitos têm receio de trabalhar com este tipo de artigo por isso, mesmo sabendo que são ainda tendência dentro do mundo da decoração. Outra grande preocupação é quanto ao transporte dos mesmos, no caso tanto a logística de transporte como o processo de embalagem para transporte.
Excesso de movimento e trepidação podem sim danificar Plantas Secas, quando pensamos em transporte rodoviário, já que elas ficam naturalmente mais quebradiças depois de secas.
Saibam que esses problemas podem ser contornados dedicando um pouco mais de atenção e detalhe na separação de estoque e preparo do produto para o embalamento!
Quais cuidados tomar antes de enviar Flores Secas?
- Durante a separação do produto para o controle de qualidade, verificar se o mesmo possui manchas ou furos que possam ser sinal de presença de insetos: nesse caso, é necessário separar os itens afetados, para tratamento ou descarte, para não contaminar os que estejam em condições perfeitas de envio.
- Aplicar verniz acrílico transparente fosco para artesanato ou laquê de cabelo: isso criará uma película protetora contra poeira e também deixará o produto mais resistente.
- Usar embalagem para flores, resistente: caixas de papelão duplo, que não amassem com facilidade são as ideais.
- Evitar o envio de peças soltas dentro das caixas: fixar as plantas secas com barbante ou arame encapado para artesanato, em divisórias de papelão ondulado, ou também preencher espaços vazios na caixa com almofadas de ar ou espuma em flocos.
- Proteger as folhagens e flores secas delicadas envolvendo elas com papel de seda ou outro material que absorva impactos: para manter elas ainda mais protegidas contra choques e colisões, envolver com plástico bolha, papel kraft ou manta de espuma.
- Indicar na embalagem ou caixa que o produto é frágil e também qual o sentido em que caixa deve ser transportada (etiquetas de “Este Lado Para Cima” e “Produto Frágil”): dependendo do item seco, indicar também por adesivos a quantidade máxima de empilhamento de caixas ou mesmo a contra indicação de empilhamento.
Em geral, Plantas e Flores Secas aguentam meio ano com aspecto bonito, quando bem mantidas!
Esperamos que tenham perdido o receio, agora que conhecem tanto os desafios como soluções para trabalhar com essa linha tão popular de produtos! Inclusive, sabiam que trabalhamos exatamente tomando esses cuidados?
Se tiverem dúvidas sobre nossa Linha Secas, não deixem de nos consultar em nossas Redes Sociais!