Como usar o Frete Grátis em seu E-commerce?
Saiba em quais momentos e situações fazer o uso desse mecanismo!
A estratégia de oferecer Frete Grátis para atrair mais clientes e diminuir o índice de abandono de carrinhos de compras, é uma prática comum no comércio online. Porém, a vantagem de oferecer Frete Grátis não se limita apenas a atrair clientes, mas também a criar uma experiência de compra positiva, com possibilidades de aumento no engajamento com seu negócio, e assim, de mais fidelizações também.
Antes de colocar esse tipo de estratégia em prática, é necessário tomar algumas precauções e realizar análises que ajudarão a identificar a sua viabilidade.
Por isso, o primeiro passo é focar na sustentabilidade da proposta: De nada adianta fornecer o benefício da Entrega Grátis para todos os produtos de seu catálogo, e ficar no negativo por isso.
Assim sendo, como usar o Frete Grátis em e-commerce?
- Conceda logo na primeira compra:
Ajuda a atrair novos clientes e gerar uma jornada de compra positiva logo no primeiro contato. Também é possível vincular o Frete Grátis Primeira Compra a um cadastro prévio, assim aumentando sua base de dados de leads.
- Use em vendas com um valor mínimo de compras pré-definido:
Essa vantagem seria somente para compras acima de um determinado valor, incentivando os clientes a adquirirem mais produtos para conseguirem obtê-la.
- Defina a Entrega Grátis para produtos ou categorias específicas:
Pode-se facilitar dessa forma o escoamento de produtos com menos saída ou que estão no estoque há muito tempo, bem como também dar destaque para uma categoria de produtos em alta.
- Aproveite datas comemorativas e eventos sazonais:
Datas sazonais como Black Friday, Dia das Crianças, Natal, Dia dos Namorados, Copa do Mundo e Dia das Mães, naturalmente aquecem o mercado. Pode-se fazer bom uso do Envio Grátis para alavancar justamente essas vendas sazonais.
- Aplique para algumas regiões do país:
Pode-se utilizar essa estratégia para expandir negócios em mercados específicos ou para fidelizar clientes de algumas determinadas localidades, sejam elas mais próximas ao centro de distribuição da empresa ou em regiões que gerem mais vendas.
- Crie uma oferta exclusiva para clientes fiéis e/ou VIPs:
Pode-se criar um senso de exclusividade ao oferecer o benefício para um grupo diferenciado, tornando mais sólida a sua fidelização, fazendo o uso por exemplo de Sites Com Frete Grátis para VIPs. Isso estimula os clientes convencionais a aumentarem suas compras para também conseguirem essa mesma exclusividade.
- Use para criar ações promocionais em momentos de baixa do mercado:
Oferecer Frete Grátis nas datas em que a demanda está baixa ajuda a movimentar o estoque de sua empresa, bem como ajuda a tornar os produtos mais atrativos para a compra.
Por fim, o Frete Grátis é uma ótima estratégia para e-commerces atraírem novos leads, enquanto ao mesmo tempo, possibilita fidelizar os clientes mais antigos, porém deve-se atentar para ter um planejamento bem estruturado, assim evitando o risco de custos que possam extrapolar seu faturamento: avalie bem os custos de produção e de logística, fornecedores, o ticket médio da sua empresa e sua margem de lucro, antes de iniciar sua campanha!
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