Precificação: 4 Dicas para definir o valor do seu produto para venda.

Para quem está começando no mercado é normal surgir algumas dúvidas sobre o processo de precificação, por isso separamos 4 dicas valiosas para você e o seu negócio. Vamos conferir!

Inserido nos 4 P 's do Marketing, a precificação é um processo para encontrar o preço de venda para um produto, mas embora pareça simples, pode ser complexo pois muitos pontos são levados em consideração, como custos de produção, venda, distribuição, divulgação etc.

O preço é a quantia de dinheiro que você desembolsa para comprar um produto e o valor está inserido nos diferenciais da marca, tudo aquilo que torna ela única. Ou seja, são termos que estão completamente interligados, pois quanto mais valor agregado a sua marca tiver maior pode ser a cobrança por este produto. 

Para quem está começando no mercado é normal surgir algumas dúvidas sobre o processo de precificação, por isso separamos 4 dicas valiosas para você e o seu negócio. Vamos conferir!

 

 

  • Bom fornecedor. 

 

Para ter um bom produto para fornecer para os seus clientes, pesquise por um bom fornecedor, ele precisa ser de confiança para cumprir com prazos e entregas e também oferecer a qualidade que você deseja. Para isso busque indicações ou frequente eventos do seu setor, por exemplo, aqui no nosso blog já listamos as 5 MELHORES FEIRAS DE DECORAÇÃO DO BRASIL.

 

  • Demanda.

É importante analisar a demanda do mercado, ou seja, compre em pouca quantidade, principalmente se está começando agora, para compreender quais produtos vendem mais e menos. Dessa forma, vai ficar mais fácil comprar a quantidade ideal de cada item com o tempo. 

 

 

  • MARKUP

 

Markup é uma estratégia para precificar um produto, se apresentando como uma fórmula para definir o preço de venda do seu produto. Para fazer executar essa conta é necessário obter a porcentagem dos custos fixos, variáveis e o lucro desejado.  

Os custos fixos da empresa (CF) são, assim como o nome já diz, custos que vão ser sempre os mesmos todo mês, ou seja, podem ser salário dos colaboradores, aluguel de equipamentos, serviços de limpeza e segurança…

Para calcular a porcentagem é simples, basta dividir os custos fixos pelo rendimento médio da empresa e multiplicar por 100.

Os custos variáveis (CV) são aqueles que variam todos os meses, como por exemplo impostos, embalagens… Para calcular a porcentagem é só somar todos os custos variáveis e multiplicar por 100. 

Sobre a margem de lucro (ML) , no mercado é utilizado de 20 á 30%, obviamente existem lojas que possuem um lucro maior. Você pode ter uma noção olhando para os seus concorrentes mas não se baseie totalmente  neles, analise o conceito da sua marca e tudo aquilo que ela oferece além do produto para chegar em um preço ideal. 

 

Logo, com todas as porcentagem em mãos é possível chegar na fórmula principal:

 

MARKUP = 100/100 - (DF+DV+MG)

O valor final do seu produto será o Markup multiplicado pelo preço da sua mercadoria ou custo de produção. 




 

  • Testes.

Faça testes com várias margens de lucro diferentes! Algumas empresas gostam de ter uma margem pequena e vender em grande quantidade enquanto outras trabalham com uma margem de lucro alta mas vendem em pouca quantidade, ou seja, teste e compreenda o melhor modelo de negócio para você.

Uma dica é entender a sua persona, a personificação do seu cliente ideal, e qual o preço cabe no bolso dela. 

Além disso também estabeleça metas, faça relatórios e analise com frequência a sua planilha de controle financeiro.

 

Enfim, a precificação não deve ser feita apenas olhando o mercado e sim pensando nos seus custos e na receita do seu negócio, para dessa forma, garantir a sustentabilidade da sua empresa.

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