Visual Merchandising: A arte do vitrinismo
Quando bem planejado e estruturado, o vitrinismo é capaz de atrair muitos clientes para sua loja!
O Visual Merchandising é a estratégia de três elementos: design, layout e disposição dos produtos na loja, e é isso que faz o cliente comprar e passar mais tempo na sua loja. Ou seja, é a estratégia utilizada para criar um clima favorável de compra, estimulando a percepção dos produtos, sendo responsável também por agregar valor na marca.
O valor agregado da marca é tudo aquilo que você oferece para o seu cliente além do seu produto, ou seja, pode ser a experiência que a sua loja oferece, brindes, identidade visual, reconhecimento…
O vitrinismo é uma estratégia do visual merchandising. A vitrine é o primeiro contato que um possível cliente tem com a sua loja, é a primeira impressão dele, por isso é tão importante expor a mensagem que você deseja passar com a sua marca de forma bem clara. Sem falar que uma vitrine bem planejada é capaz de impactar até mesmo aquele que não pensava em comprar.
No nosso blog, separamos 4 dicas para você montar uma boa vitrine e impactar a todos. Confira!
1. Conheça o seu cliente.
Como já falado em outros blogs, conhecer o seu cliente e montar a sua persona é ideal para criar uma estratégia de vitrine. A persona é a personificação do seu cliente ideal, onde você cria uma história com motivações pessoais fictícias. Conhecendo de fato a sua persona você vai saber o que mais chamaria a atenção dela, logo isso torna o processo muito mais fácil. Conhecer seus clientes e basear suas estratégias neles é algo essencial.
2. Cronograma
É ideal você estar sempre de olho no calendário, principalmente em datas comemorativas. Além disso, é importante se atentar também nos assuntos mais falados nos meios de comunicação, novamente entramos na importância da persona! Conhecendo bem o seu cliente você vai saber qual dos assuntos mais falados é do interesse dele.
Por exemplo, se você está acompanhando as redes sociais nos últimos dias está percebendo o sucesso do filme da Barbie. Se você está atento a isso e aos gostos dos seus clientes, você poderia criar uma vitrine com a cor rosa como foco.
3. Preço.
A precificação na vitrine pode ser um assunto polêmico, muitos lojistas são adeptos a não colocar para instigar o cliente entrar na loja, porém isso muitas vezes não dá certo, além de ser contra a lei. Isso mesmo! Todos os produtos em uma vitrine ou loja física precisam estar precificados, de forma clara e objetiva. Então, para não constranger seus clientes e estar dentro das leis, coloque o preço de seus produtos na vitrine.
4. Poucos produtos.
Às vezes o próprio varejista quer expor todos seus produtos de uma vez, pois necessita vender todos. Porém o excesso de produtos na vitrine deixam um visual poluído, onde muitas vezes quem vê de fora não consegue focar em nada específico. Além disso, o excesso de cores também pode ser um erro.
Ou seja, o menos é mais! Produza uma vitrine com foco na mensagem que você quer passar e selecione muito bem os seus produtos que serão expostos.
5. Identidade Visual.
A identidade visual de uma marca é uma etapa fundamental na construção dela e em como você deseja que os consumidores vejam a sua empresa.
Vamos usar de exemplo o McDonald 's onde a marca é lembrada por suas cores Vermelho e Amarelo. Ou seja, já é algo tão enraizado nas pessoas que apenas de ver as duas cores juntas, já remete à marca.
Por isso, a vitrine é o lugar de deixar a sua identidade! Coloque símbolos e cores que remetem à sua marca e fazem parte da sua cartela. Além de deixar o visual poluído, o cliente também não enxerga nada.
Enfim, o vitrinismo bem estratégico e planejado no cliente busca causar a intenção de comprar por meio de estímulos visuais, como iluminação, disposição dos produtos na vitrine e decoração. Por isso, invista em decoração e uma boa estratégia de visual merchandising para aumentar as vendas na sua loja. E não se esqueça também de seguir todas as dicas aqui do blog para que sua vitrine seja chamativa e convidativa!
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