Branding e Identidade Visual Para sua Empresa
Entenda a importância do branding e identidade visual para sua empresa!
Muitas vezes quando olhamos uma cor, uma imagem ou uma embalagem, conseguimos relacionar com alguma grande marca, isso é resultado de muita pesquisa de mercado, criação de uma identidade visual e um bom branding.
Branding é a gestão estratégica da marca de uma empresa, com o objetivo de influenciar o comportamento do consumidor e mostrar seus valores, missão e propósito. O branding é o processo de criação de um nome, símbolo ou design que ajuda na identificação e diferenciação de uma empresa para outra.
Um bom branding é aquele em que a marca consegue criar uma imagem positiva na mente dos clientes, associando à qualidade, credibilidade e satisfação. No entanto, não é apenas associar um produto com uma marca, mas sim, promover uma conexão emocional e uma ideia na mente dos consumidores, como ela é percebida pelo público.
A importância do branding para uma marca se dá pela diferenciação. Em um mercado saturado, possuir um bom branding e identidade visual faz com que os clientes distinguem com uma maior facilidade a empresa, sua missão, valores e propósito. Além disso, é importante para agregar valor à marca e gerar uma maior confiança entre empresa e cliente, pois eles associam a marca com qualidade e, assim, a empresa pode cobrar preços mais altos que o mercado.
Portanto, para a gestão estratégica da marca é necessário fazer uma pesquisa de mercado e definir o posicionamento da marca, ou seja, entender a oferta e imagem que irá ocupar no mercado e como será percebida pelos consumidores.
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e aspectos que fazem com que os clientes lembrem de uma determinada marca, tem como objetivo comunicar a ideia, os valores, propósito, missão, produtos e/ou serviços. Esses elementos podem ser o nome da empresa, slogan, cores, tipografia, embalagem e imagens, sendo utilizados em todos os materiais de comunicação da empresa.
A criação de uma identidade visual é importante, para quando as pessoas olharem uma uma cor ou uma imagem, associarem à sua marca. Grandes empresas conseguem fazer os consumidores lembrarem de suas marcas apenas com uma cor, isso leva ao reconhecimento e valor da marca, pois quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Mesmo com conceitos parecidos, branding e identidade visual são coisas diferentes, enquanto a identidade visual se preocupa mais com a estética, como cores, e o logo, o branding é a estratégia para utilizar esses elementos gráficos para se comunicar com os consumidores. Então sem um branding estruturado, não é possível definir uma identidade visual, pois é ele quem define a essência da marca e, assim, as cores, logos, embalagens e slogan.
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