Cana Brava: Já ouviu falar? Conheça e saiba como usar em Decoração!
Não é só de Capim dos Pampas que vive o estilo rústico chique!
A Cana Brava (Gynerium sagittatum), conhecida como Cana Selvagem, Parimá, Cana Flecha, Ubá ou Cana do rio, tem o nome de origem tupi que significa “flecha”. Esse nome se deu por indígenas fazerem uso das hastes florais rígidas em formato de varetas, na confecção de flechas de caça.
É uma planta da família das gramíneas, a mesma da grama, capins e da cana-de-açúcar, que pode chegar a 6m de altura.
Tem papel importante na preservação de margens de rios e lagos, não se limitando a ser apenas um capim ornamental, uma vez que suas raízes ajudam a reduzir e evitar a erosão desse tipo de solo.
O Capim Cana Brava é nativo das Américas, exceto nas Bahamas, e ocorre desde o México até o Paraguai na América do Sul. No Brasil tem ocorrência em todo o seu território, exceto no Estado do Rio Grande do Sul.
Peças de artesanato e principalmente a confecção de chapéus trançados com a Cana Flecha, são Patrimônio Cultural Imaterial, tombado pela Unesco, na Colômbia.
No Brasil, as partes inferiores e médias da Cana do rio são usadas em cercas e em treliças simples para o cultivo de hortaliças, leguminosas e frutas trepadeiras.
As hastes florais eram utilizadas por índios na fabricação de flechas e ainda são úteis para fabricação de rabo de foguetes e na confecção de gaiolas para pássaros.
A planta é também muito utilizada na fabricação de artesanatos como tapetes, esteiras, cestos, chapéus, sombreiros, pulseiras, bolsas e carteiras.
Assim como a Cana de Açúcar, o Ubá produz um pendão de cana com mechas pendentes felpudas, lembrando uma crina de cavalo, porém com tons que vão do acinzentado ao marrom.
Com o forte retorno do uso de flores e plantas secas na Decoração, a Cana Brava com certeza se torna uma ótima espécie nativa a ser levada em conta e valorizada, quando houver demanda por plumas desidratadas!
Aqui vão algumas ideias de como aplicar esta nossa brasileiríssima pluma tupiniquim na Decor!
Nenhum segredo aqui, caso já tenha feito arranjos com outras plantas e flores desidratadas:
- Em arranjo de plantas e flores secas
- Em arranjos altos, em vasos grandes ou cestos trançados no chão
- Em guirlandas
- Em arranjos de mesa
- Em arranjos dentro de redomas de vidro
- Em quadros de flores secas
- Em decoração suspensa
Basicamente, o Capim Flecha pode ser utilizado da mesma forma que as outras plumas desidratadas já comumente utilizadas em Decoração!
Inclusive é possível misturar os diferentes tipos de plumas para trazer novas texturas aos arranjos!
Gostou de conhecer essa outra opção de pluma desidratada?
Para mais dicas e novidades, não se esqueça de nos acompanhar em nossas Redes Sociais!
Nos vemos em breve!